terça-feira, 1 de novembro de 2016

SMAS - Importante mesmo é a relação qualidade-preço

                        Foto Rádio Hertz, a quem agradeço.

Segundo uma notícia da Rádio Hertz, vamos ter dentro de pouco tempo certificação de qualidade dos serviços prestados pelos SMAS-Tomar. Antes de mais, procurando evitar eventuais dúvidas, parece-me óbvio que a dita notícia é afinal um pedido de publicação daqueles serviços. O que denuncia o objectivo visado: melhorar a péssima imagem da casa, recorrendo ao método clássico da atirar com areia para os olhos das pessoas.
Na condição de cliente forçado, uma vez que não há concorrência nessa área da água e esgotos, ao contrário do que acontece com a energia eléctrica, vá-se lá saber porquê, nunca me queixei da qualidade da água. Queixo-me, isso sim, e creio não estar sozinho, da péssima relação qualidade-preço. Não entendo porque motivo ou motivos, os lisboetas consomem água com a mesma origem da fornecida em Tomar, mas pagam-na a praticamente metade do preço, apesar dos custos de tratamento manutenção e transporte  ao longo de mais de cem quilómetros.
Ou, melhor dizendo, entendo mas não aceito. Entendo que em Tomar o que está em causa não é (só) o custo da água, mas sim as taxas obrigatórias agregadas.Isto porque, de há anos a esta parte, os sucessivos executivos, todos péssimos administradores, resolveram, por facilidade, transformar os SMAS em vaca leiteira e cobradora de taxas do município. Taxas que são exageradas e estão na origem directa de vários casos conhecidos de empresas que se mudaram para outros concelhos com taxas mais moderadas. O que representa menos postos de trabalho. E acelera a ruína económica, porque menos empresas = menos postos de trabalho = menos população a produzir = menos dinheiro em circulação = menos movimento no comércio local = menos lucros = menos impostos pagos = menos recursos para a autarquia = novo aumento de taxas = fuga de empresas = menos postos de trabalho... Como bem dizem os franceses, "demasiado imposto mata o imposto". Mesmo se camuflado no recibo da água.  É o que vem acontecendo em Tomar, de há quatro décadas para cá. Só não vai embora quem de todo não pode.
A actual administração dos SMAS sabe tudo isso muito bem. E sabe igualmente que, como também acontece na Câmara, tem excesso de pessoal superior e falta de trabalhadores braçais. Nomeadamente para reparar roturas várias, numa rede que, por exemplo na cidade velha e na zona onde habito, data dos anos 30 do século passado. Tem portanto mais de 80 anos...
Sabe outrossim que na mesma zona, os moradores-clientes forçados dos SMAS pagam a taxa de tratamento de esgotos, que todavia não são tratados, por manifesta impossibilidade física. Explicando melhor. Para que haja tratamento de esgotos de forma racional, é necessário haver previamente separação dos ditos. Um colector para as águas pluviais. Outro colector para os chamados efluentes domésticos. Sucede que, naquela zona do pomposamente chamado Núcleo histórico (Largo do Quental, Rua Pé da Costa de Baixo, Rua do Teatro, Rua Aurora Macedo, Rua Direita e dois terços da Rua Nova), o esgoto é ainda de colector único. Por conseguinte, uma de duas hipóteses. Ou os esgotos não são tratados, apesar de os consumidores forçados pagarem esse mesmo tratamento; ou no inverno a Estação de tratamento estará a depurar sobretudo água da chuva.
Oportunamente contactados, no sentido de esclarecerem quando se prevê a modernização do referido sector urbano, com a consequente supressão da anomalia, a resposta dos SMAS foi lacunar, estilo funcionário público: "Está previsto, falta determinar quando. Não há verbas disponíveis." Resta portanto ir-se contentando com a certificação de qualidade. E pagar gato por lebre.
É conhecida a opção ideológica do actual vereador  responsável pelos SMAS. Bruno Graça considera que o Estado, neste caso por intermédio da autarquia, é quem melhor pode servir os cidadãos, designadamente porque não visa o lucro. Está no seu direito, embora esse modelo já tenha mostrado e continue a mostrar os seus limites, tanto aqui como alhures. Mas então convinha que levasse o seu raciocínio até ao fim.
Uma vez que, ao contrário da opção feita em Ourém por exemplo, concessionar o serviço municipal de águas e esgotos, seria para a CDU uma heresia política, convinha que o seu vereador arranjasse quanto antes maneira de suprir as deficiências apontadas. Nomeadamente a modernização das redes na zona apontada, bem como a redução acentuada das taxas. Sem o que, a decadência da cidade e do concelho será cada vez mais evidente, porque em aceleração contínua.
Resumindo, sucede com a economia o mesmo que acontece com a chuva. São ambas amiúde muito desagradáveis, porém incorrigíveis. Resta portanto adaptar-se. Porque nem vai deixar de chover, nem os essenciais da economia vão mudar.

anfrarebelo@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário