segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Esta CP que nos faz saltar dos carris!




António Freitas

Para ir de Lisboa ao Porto ou vice versa, o comboio é o mais rápido, cómodo e barato meio de transporte.  Porém, tomar um comboio no Entroncamento, ou aí mudar de linha, é um autêntico exercício de ginástica, mercê da travessia entre linhas por uma ponte área inestética,  que é uma autentica aberração. Porque  não se fez, como em Campanhã, um túnel com escadas rolantes e normais?
Outra aberração, é o que se passa com a outrora estação de Chão de Maçãs-Fátima. Como se sabe,Tomar é servida no seu concelho pelo Ramal de Tomar e pela linha do Norte, em Porto da Laje e na ex-estação de Fátima /Chão de Maçãs, que entretanto foram despromovidas a apeadeiros. No caso desta última, apesar de se situar junto de uma via rápida, o IC9,  que  nos leva a Tomar/Norte ou Fátima em menos de 15 minutos. 

Resultado de imagem para imagens estação de Fátima Chão de Maçãs
Detalhe da Estação de Fátima-Chão de Maçãs

Mas a teimosia reinante na CM Ourém conseguiu que a CP elevasse o antigo apeadeiro de Caxarias a  estação de alto nível, onde param os INTERCIDADES LISBOA/ PORTO e vice versa, que não param em Fátima/Chão de Maçãs. Aqui,  na antiga estação de onde partiram levas de emigrantes, em termos de rápidos, só têm paragem os Intercidades da Guarda, que são de passagem diária. Alegam que há transferes Caxarias-Fátima via Ourém, pela  Rodoviária do Tejo. Ou seja,  o passageiro  desembarcado em Caxarias, para ir ao santuário, vai ter que andar por dentro de aldeias, por estradas sinuosas e morosas, quando há uma estação ferroviária junto ao nó de uma via rápida. Isto só de loucos ou de lóbis de Ourém, que Tomar não sabe ou não quer contradizer junto da CP ou da REFER, assim se deixando “comer”!

Resultado de imagem para imagens estação de Fátima Chão de Maçãs
Estação de Chão de Maçãs (ver legenda por cima da porta, do lado esquerdo da foto) e ligações para Fátima, no primeiro quartel do século passado.

O facto de a estação de Caxarias ter mudado de nome, passando a ser Caxarias-Fátima, só confirma que o óbvio é superado por outros interesses e que se passou a certidão de óbito à velha estação de Fátima, doravante apenas apeadeiro de Chão de Maçãs - Vale dos Ovos.
A  velhinha estação de Fátima, com paragem obrigatória de comboios rápidos, seria uma boa e rápida alternativa para Fátima/Tomar Norte/ Ourém e Ferreira do Zêzere. E não venham cá com histórias, que isto parece que anda tudo cada vez mais fora dos carris!

Edição de texto e imagens de Tomar a dianteira 3

1 comentário:

  1. Concordo.
    "assim se deixando 'comer'!" Falta de jeito nas movimentações políticas fora da Praça da República. Escassez de mundo, diria o outro...

    ResponderEliminar