quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Turismo, sinalização e pistas cicláveis

Une campagne d’affichage pour inciter les touristes à plus de respect, à Venise.
Copiado do Le Monde online, 02/11/2017

Numa altura em que tanto se fala em Tomar de pistas cicláveis, integradas em "obras que vão mudar a face de Tomar", segundo a senhora presidente, pareceu oportuno publicar o cartaz acima. É da Polícia municipal de Veneza, dirige-se aos turistas e comporta sinalização muito explícita e apelativa.
Começa com um # em inglês: "Divirta-se mas respeite Veneza". Seguem-se seis ícones, com outras tantas interdições: "Proibido comer nos monumentos", "Proibido tomar banho nos canais", "Proibido deitar lixo no chão", "Proibido andar de fato de banho nas ruas" "Proibido dar  milho aos pombos" "Proibido andar de bicicleta".
Continua, em italiano e inglês, com a informação oficial (para que ninguém possa depois alegar que não sabia): "Nos termos do Regulamento da Polícia Urbana, as contravenções serão punidas com coimas entre 25 e 500 euros."
Fecha com a obrigatória identificação da autoridade emissora do cartaz - a Câmara municipal de Veneza - www.comune.venezia.it
Sinalização abundante e simples, informação adequada em italiano e inglês, proibições várias, entre as quais a de bicicletas, até parece que estamos em Tomar, não parece?
Ainda temos muito para aprender. Na área do turismo então, ainda nem sequer aprendemos a aprender. Se alguma vez lá chegarmos. Porque quem sabe sempre tudo, nunca aprende mais nada.
Pobre terra. Pobre gente.

Sem comentários:

Enviar um comentário